Agrupamento Escolas João da Silva Correia

...mais diversidade a mesma identidade

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Concurso "100% resíduos"

   Mais um ano em que a EB 2,3 conquista o 1º lugar no concurso promovido pela Câmara Municipal no âmbito do Projeto Educativo Municipal.

   No dia 24 de novembro, pelas 16 horas, decorreu na Escola E.B 2,3. a cerimónia da entrega do prémio “100% Resíduos” com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, da Direção do Agrupamento e dos professores e alunos que mais diretamente estiveram envolvidos no projeto.

   Além da alegria pela conquista do prémio ficam ainda reforçados os laços entre a autarquia e a escola na luta pela sustentabilidade e pelo ambiente.


 
 

Este ano, o nosso Agrupamento de Escolas participa na Missão Ambiente. Esta missão tem como objetivo sensibilizar os alunos do 1º ciclo e a comunidade que os rodeia para o papel da VALORMED. Esta ação foi concebida e desenvolvida para alertar para a importância da entrega regular das embalagens vazias e medicamentos fora de uso nas farmácias.

Pedimos que entregue as embalagens vazias ou fora da data de validade de medicamentos numa das seguintes farmácias:

Todas as farmácias de São João da Madeira; Farmácia Aliança (Arrifana); Farmácia Macieira de Sarnes; Farmácia Costa Oliveira (Milheirós de Poiares); Farmácia Bessa e Farmácia Cunha e Silva (Cucujães); Farmácia de Cesar; Farmácia Conceição (Nogueira do Cravo)

Ajude-nos a proteger e a poupar a Natureza.

Ajude-nos a receber um prémio monetário (a dividir por todas as escolas do 1.º ciclo do nosso Agrupamento)


 

Born to be brave

   

   Nos passados dias 17,18 e 19 de novembro, 11 alunos do AEJSC estiveram presentes no 18º Encontro Nacional de Jovens da Amnistia Internacional que se realizou no Centro de Férias da Fonte Quente, Tocha, Cantanhede.


   Este encontro teve como objetivos, promover o trabalho da Amnistia Internacional, sensibilizar os jovens para as injustiças e os abusos dos Direitos Humanos que continuam bem presentes por este mundo fora e promover o ativismo, tudo isto através de jogos, trabalhos de grupo e palestras informais com pessoas que sentiram ou ainda sentem na pele o que é ser privado dos seus Direitos.


   A experiência foi considerada por todos bastante enriquecedora: aprenderam sobre o que é a Amnistia e o que faz nos mais diversos casos. Perceberam como agir em caso de desigualdade e todos querem ser ativistas dos direitos humanos!

  Consideramos que passos pequenos levam-nos a maiores e é a partir de eventos como estes que se criam hábitos de respeito e tolerância para com o outro e o seu pensamento.

 


 

              Rota pela Floresta

    A Rota pela Floresta consiste numa acção catalisadora de sinergias entre as Ecoescolas e a autarquia com o principal objetivo de agir pela proteção dos ecossistemas existentes no município, com particular enfoque na floresta. No dia 23 de novembro, dia em que se comemora o dia da floresta autóctone, o agrupamento de escolas João da Silva Correia fez-se representar pelas suas quatro ecoescolas na rota pela floresta promovida pelo Município de São João da Madeira.


  A rota pela floresta iniciou-se na Escola E.b.2,3 de SJM com a apresentação da semente “Pilriteiro” e posteriormente procedeu-se à sua sementeira por um grupo de alunos do 5ºB. Este grupo seguiu para a escola Serafim Leite com a entrega de um pergaminho que simboliza a passagem do testemunho.


  A turma do 1º ano do EB/JI Condes dias Garcia recebeu a passagem de testumunho da escola Oliveira Junior e realizou a plantação das sementes de pseudoplatano. Alunos de turmas diversas do EB/JI do Parrinho receberam o testemunho da escola dos
condes e procederam à sementeira do ulmeiro. De seguida foram em caminhada até à escola sede entregaram o “testemunho”: as sementes, a pá, a bandeira Ecoescolas e o pergaminho que já tinha passado pelas outras Ecoescolas do Concelho.


  Na Escola Sede, os alunos do 8ºC, procederam à sementeira de Azereiro  (loureiro-de-Portugal, gingeira-brava). Ao longo do mês outros alunos farão o mesmo. Estas sementes serão depois cuidadas pelos alunos com o objectivo de posterior oferta a uma zona ardida, próxima do nosso território. Após a sementeira, foi feito o registo de algumas frases relevantes de sensibilização para a preservação da floresta no pergaminho que será entregue posteriormente ao Sr. Presidente da Câmara Municipal.


 

 

    DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA

   No passado dia 16 de novembro o AEJSC assinalou o Dia Internacional da Tolerância com uma atividade partilhada entre os alunos dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário e as respetivas famílias, e em que uns e outros em conjunto puderam exprimir as suas opiniões a respeito do tema.

   Porque desde os mais pequenos conflitos aos grandes choques mundiais a que vamos assistindo ao longo dos tempos têm por base, essencialmente, a intolerância, é fundamental insistir neste assunto.

   Um agradecimento aos alunos e professores que participaram e em especial às famílias que responderam ao nosso apelo. Bem-haja a todos!


 

 

VISITA AO CASTRO DE ROMARIZ

 

   No passado dia 11 de novembro decorreu uma visita de estudo ao Castro de Romariz para os alunos do 5º ano de escolaridade, aberta a todos os familiares que nela quisessem participar. Esta atividade, organizada pelos docentes da disciplina de História e Geografia de Portugal, contou com a colaboração da Associação “Voltado a Poente”, que tem dedicado múltiplos esforços no sentido de reabilitar e dar visibilidade a este património.

 

   Cento e vinte e quatro participantes (alunos e respetivos familiares) puderam contactar com a apresentação digital no auditório da Junta de Freguesia de Romariz por intermédio do arqueólogo Pedro Silva e com a visita guiada pelos voluntários da associação.

 

   Os objetivos da iniciativa visaram, fundamentalmente, envolver a família no processo de ensino-aprendizagem, sensibilizar para a preservação do património local e rentabilizar este recurso ao serviço da execução do currículo disciplinar.

   Em jeito de balanço, os participantes revelaram-se surpreendidos pela existência deste património e tão perto, alguma admiração com a iniciativa a desenvolver-se ao sábado, alguns questionaram se já havia ideias para uma outra iniciativa relativamente ao próximo ano letivo.


 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Concurso postais de natal

Mariana Resende 5ºE 1º prémio (2).jpg

concurso postais de natal | francês & Inglês

IMG_8306.JPG

Projeto Rios

IMG_20171122_153315.jpg
No images

Utilizadores em linha:

Temos 53 visitantes em linha

Estatísticas

Visualizações de conteúdos : 381052

Kiosk
kiosk

Moodle


Registo de aulas

 Docentes

Pessoal

Encarregados de Educação

 


  Ementas

  
 
 ement veg

BIBLIOTECAS   

  


Jornal da Escola