Agrupamento Escolas João da Silva Correia

...mais diversidade a mesma identidade

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte


 

Concurso "100% resíduos"

   Mais um ano que a EB 2,3 conquista o 1º lugar no concurso promovido pela camara municipal. »»» ver notícia


 

 Cartaz Eco Código 2014           

aluna vencedora do Concurso Eco código na escola - Inês Leal 7ºA da escola sede


 

Twist Eolics - participação do nosso Agrupamento         ver vídeo »»   

 


    INFORMAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO


         ver fotos do programa »»  [1]  [2]  [3]  [4]  [5]  [6]  [7]  [8]  [9]  [10]  [11] 


 

A Toyota repete este ano aquela que representa a maior iniciativa internacional de desenho para crianças que há registo, e que abrange anualmente mais de meio milhão de crianças em todo o mundo. Portugal integra este Passatempo de Desenho Toyota “Carro de Sonho”, desafiando as crianças e jovens com idade até 15 anos a participarem até 12 de Março 2014 com o desenho em A3 do seu ideal de carro do futuro.

Esta iniciativa pretende envolver o público mais novo na idealização da próxima geração de automóveis, incentivando-os a passarem para o desenho os desejos, gostos, exigências e ideais que projetam para o carro do amanhã, incentivando desta forma a perseguirem e estimularem os seus sonhos. Com esta iniciativa, a Toyota consegue ainda identificar e enriquecer o conhecimento das tendências das exigências das futuras gerações de consumidores.

Como nas edições do passado, o Júri Nacional será composto pelos Embaixadores da Marca (Ricardo Carriço, Sofia Cerveira, Nilton, Cláudia Vieira e Luís Represas), que terá a responsabilidade de avaliar os desenhos a concurso por categoria de idade (menos de 8 ano; dos 8 aos 11 anos; dos 12 aos 15 anos). Em cada uma destas categorias serão eleitos os melhores 3 trabalhos que, para além de receberem como prémio do concurso nacional máquinas fotográficas,  Mochilas Toyota e leitores de MP3, vão ainda concorrer para o grande prémio mundial, habilitando-se a ganhar uma viagem até ao Japão, onde decorrerá a final deste passatempo.

VER TRABALHO DO ALUNO QUE PARTICIPOU (Philippe Mirault, nº 24 da turma A do 7º ano, da escola sede)

 


   [+ informação]        [ver cartaz]


   [ver cartaz]        ver vídeo SPOT REEE»» 

 


 


 

  Seminário Eco escola       ver fotos       [1]  [2]   [3]   [4]   [5]    [6]   [7]


 Dia Internacional das Eco-Escolas

   No dia 7 de novembro, comemorou-se o Dia Internacional das Eco-Escolas. Para assinalar tal data, pediu-se a todos professores, alunos e funcionários para trazerem uma peça de roupa/acessório de cor verde.

cartaz »»»     informação »»»

Fotos: ««1»» ««2»» ««3»» ««4»» ««5»» ««6»» ««7»» ««8»» ««9»» ««10»» ««11»» ««12»» ««13»» ««14»»  ««Foto15»»


   Galardão ECOESCOLA 2012   [ver +]

 


 Hastear da Bandeira Verde

 No dia 8 de março ocorreu na Escola E.B. 2/3 de S. João da Madeira o Hastear da Bandeira Verde.

   Este galardão foi entregue à escola pela Associação Bandeira Azul da Europa, como reconhecimento de todo o trabalho realizado, no ano letivo transato, em prol do Ambiente.    Na dinamização desta atividade participaram, para além dos elementos da equipa Eco-Escola e dos alunos do Eco-Clube, alunos da turma H do 5.º ano de escolaridade e todos, em conjunto, cantaram o hino da Eco-Escola intitulado “Vem Juntar-te a Nós” elaborado para o efeito pelas professoras Ermelinda Silva, Isabel Morais e Cristina Pereira.    A coordenadora do projeto, Ana Rita Pereira, agradece a todos os que contribuíram para a dinamização desta atividade, nomeadamente à direção da escola, à Dr.ª Dilma Nantes e à Eng.ª Vera Neves convidadas representantes da autarquia, a todos os pais e/ou encarregados de educação presentes e ao Sr. Bernardino Ferreira da Silva pela disponibilização e à D.ª Fernanda Silva pelo transporte dos pombos que foram largados no final da cerimónia.

Ana Rita Pereira


 

 

Cabaz de Páscoa Animal 2012

Cartaz

 

 


Carnaval Ecológico 2012

 

    No passado dia 8 de Fevereiro, realizou-se na Escola E.B. 2,3 de S. João da Madeira, pela primeira vez, o concurso “Carnaval Ecológico”.   A equipa Eco-Escola, responsável pela dinamização desta atividade, propôs a todos os alunos a criação de um traje carnavalesco, tendo em conta o tema “Natureza”, através da utilização de materiais recicláveis/reutilizáveis.   Os resultados ultrapassaram todas as expetativas, tanto a nível da adesão por parte dos alunos como na qualidade dos trajes apresentados no desfile. Verificou-se muito empenho por parte dos participantes, na elaboração dos mesmos!

  Os vencedores foram:

1.º lugar: Carlos Andrade, n.º 4 do 5.º J

2.º lugar: Inês Leal, n.º 16 do 5.º G

3.º lugar: Pedro Costa, n.º 14 do 5.º E / Ana Catarina Reis, n.º 2 do 6.º D

  A equipa agradece a todos os participantes e a todos os que contribuíram com o seu tempo e trabalho na realização desta atividade.

Ana Rita Pereira


 

 

Cartaz

Regulamento

 


 

 


Ação de formação "Separação seletiva"

No passado dia 16 de Novembro, foi realizada, na nossa escola, uma ação de formação para pessoal não docente intitulada “Separação Seletiva”. A oradora Eng.ª Vera Neves, representante da Câmara Municipal de S. João da Madeira, recordou o que se entende por resíduos e pela respetiva separação seletiva. Fez uma breve abordagem à prática dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e recordou o que se deve e o que não se deve colocar em cada um dos contentores presentes nos ecopontos.

  Foram discutidas algumas curiosidades, como por exemplo que o papel higiénico e guardanapos de papel reciclado, não são obtidos de papel do mesmo tipo anteriormente usados, que papéis sujos não devem ser colocados no ecoponto azul, que as embalagens que colocamos no ecoponto amarelo não necessitam ser lavadas, que neste contentor não devem ser colocados tachos, talheres de metal ou plástico, cd’s, dvd’s, entre outros, por ainda não ser possível reciclar este tipo de materiais.

  Alguns dos elementos presentes ficaram surpreendidos quando foi referido que camisolas do tipo polar são muitas vezes obtidas a partir de garrafas de plástico.

  Do mesmo modo, explicou que no ecoponto verde não devem ser colocadas loiças, cerâmicas, pirex ou lâmpadas.

  Salvaguardou que a separação de lixo, além de todas as vantagens inerentes ao ambiente, cria mais postos de trabalho do que a deposição de todo o lixo nos contentores de lixo indiferenciado. Informou que, em S. João da Madeira, cada pessoa produz em média 1,250 kg de lixo por dia.

  A ação foi muito interessante e os intervenientes mostraram vontade em visitar uma empresa de triagem para reforçarem esta sensibilização.

  Antes de terminar, a Eng.ª Vera Neves informou que em S. João da Madeira existe um Ecocentro, aberto de segunda-feira a sábado, onde todos os cidadãos se podem dirigir com materiais cujo destino desconhecem a fim de saber se poderão ou não ser reciclados e, em caso afirmativo, onde deverão ser colocados, por exemplo, lâmpadas, jarras partidas, relva e outros resíduos obtidos pela jardinagem, etc. A recolha de monos (colchões, eletrodomésticos, …) pode ser realizada por elementos da autarquia, com marcação prévia para o número 800503503.

 

Ana Rita Pereira Irene Coelho

  Ação de formação "Compostagem"

  Na passada segunda-feira, dia 14 de Novembro, foi realizada uma ação de formação sobre “Compostagem”, apresentada por Vera Neves, engenheira do ambiente da Câmara Municipal de S. João da Madeira. Esta ação foi dirigida para alunos e professores desta escola.

  Foi explicado em que consistia a compostagem, vantagens deste processo e como se pode montar um compostor no jardim ou quintal das residências. Foi ainda mencionado onde deve ser colocado o compostor, devido às circunstâncias que deve reunir para que a compostagem ocorra nas melhores condições. A Eng.ª Vera Neves informou quais os produtos suscetíveis de ser transformados em composto, chamados resíduos verdes, os que não devem ser aí colocados, e a importância da presença de resíduos castanhos, como folhas, galhos ou pequenos rancos de árvores, para evitar a criação de odores desagradáveis bem como manter os níveis de temperatura e humidade ideais. A ação finalizou com algumas dicas para solucionar possíveis problemas e detetar se o composto se encontra preparado para ser utilizado como adubo.

 

Ana Rita Pereira Irene Coelho Cristina Pereira.


 Ação de formação "Separação seletiva"

  No passado dia 16 de Novembro, foi realizada, na nossa escola, uma ação de formação para pessoal não docente intitulada “Separação Seletiva”. A oradora Eng.ª Vera Neves, representante da Câmara Municipal de S. João da Madeira, recordou o que se entende por resíduos e pela respetiva separação seletiva. Fez uma breve abordagem à prática dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e recordou o que se deve e o que não se deve colocar em cada um dos contentores presentes nos ecopontos.

  No dia 4 de Novembro, as turmas H e J do quinto ano de escolaridade, dirigiram-se à Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, para visitar a exposição itinerante “Resíduos em Movimento”.

  A visita decorreu numa viatura equipada com tecnologia e software inovadores, onde os alunos tiveram oportunidade de visualizar como é tratado o lixo que produzimos diariamente e como é feita a triagem dos resíduos que são colocados nos ecopontos, recorrendo a atividades lúdico-didáticas.

  Nesta visita os alunos foram informados acerca do funcionamento do sistema de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos (RSU) da área de S. João da Madeira, nomeadamente os diversos processos de tratamento, valorização e deposição de resíduos utilizados neste âmbito.

  Foram ainda alertados para a importância da reciclagem no contexto da promoção da utilização racional dos recursos naturais.

 

  Ana Rita Pereira  


 Feira de produtos biológicos

 No passado dia 17 de Outubro, o projeto Eco-Escola participou na Feira de Produtos Biológicos, atividade desenvolvida na escola sede de agrupamento no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde.

  A equipa da Eco-Escola, esteve presente com uma banca com plantas medicinais e produtos hortícolas, alguns destes provenientes da horta biológica da escola.

  A atividade decorreu conforme planificado, tendo sido bem rececionada por parte da comunidade educativa em geral, bem como por transeuntes que passavam pelo portão da escola e se dirigiam à banca para realizar algumas compras.

 

  Ana Rita Pereira   Ana Paula Silva


 Galardão Eco-Escola

 No passado dia 7 de Outubro, a Associação Bandeira Azul da Europa e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, realizaram, no Pavilhão Salvador Machado, o Dia das Bandeiras Verdes 2011.

  Este evento serviu para o Programa Eco-Escolas, criado no âmbito do Programa da Foundation for Environmental Education Portugal, que este ano comemora 15 anos de atividade no nosso país, entregar 1209 bandeiras verdes às Eco-Escolas galardoadas.

  Entre os cerca de 5000 convidados, oriundos de Eco-Escolas e municípios de todo o país, estiveram, a representar a escola EB 2,3 de S, João da Madeira, três alunos da turma B do 6.º ano de escolaridade acompanhados por três docentes da equipa Eco-Escola.

  O Dia Bandeiras Verdes 2011, iniciou-se com uma Eco-Mostra na qual estiveram representadas diversas entidades relacionadas com o Ambiente através de exposições, jogos, ateliers e outras atividades.

  Em seguida, decorreu a entrega de prémios às escolas que se distinguiram pela qualidade dos seus trabalhos nas Atividades para as Eco-Escolas que decorreram em 2011: Brigada Verde, Escola da Energia, Geração Depositrão e Poster Eco-Código.

  Durante a tarde, as Bandeiras Verdes Eco-Escolas foram entregues aos jovens representantes de cada estabelecimento de ensino, numa gala que incluiu diversas atuações.


 Concursos Eco-Escola

 A Escola EB 2,3 de S. João da Madeira foi premiada nos concursos “Nós Separamos” e “Óleo é no Oleão”, que decorreram no ano letivo 2010/2011.

  Relativamente ao concurso “Nós Separamos”, a escola ficou em primeiro lugar na categoria EB 2,3 e Secundárias, pelo terceiro ano consecutivo. Para este prémio contribuíram vários elementos da comunidade educativa através da separação dos resíduos recicláveis, nomeadamente, papel, embalagens, …

  Quanto ao concurso “Óleo é no Oleão”, a escola obteve o segundo lugar na categoria EB 2,3 e Secundárias, sendo que este foi o primeiro ano em que o mesmo se realizou. Os docentes, ao longo de todo o ano letivo transato, sensibilizaram os alunos para recolherem o óleo usado em casa, acondicionarem-no em garrafas de plástico que, quando cheias, devidamente fechadas, deveriam ser trazidas para a escola e colocadas no Oleão.

  Os prémios serão convertidos em materiais necessários para a escola.

  A equipa da Eco-Escola dá os Parabéns a todos os que contribuíram para estes dois prémios!

 


 Semana da mobilidade

   À semelhança de anos anteriores, o projeto Eco-Escola participou em atividades dinamizadas pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, nomeadamente pela Eng.ª Vera Neves, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

   Assim, a Eco-Escola participou, no dia 17 de Setembro, no passeio de bicicleta pela cidade.

  Além disso, no dia 21 de Setembro da parte da manhã, a Eco-Escola participou na Campanha de Sensibilização, dinamizada no âmbito do Dia Europeu Sem Carros. Neste sentido, os alunos da turma E do 9.º ano de escolaridade, acompanhados pela docente Cristina Pereira, a Eng.ª Vera Neves e por 3 agentes da PSP, deslocaram-se na Avenida Dr. Renato Araújo, abordando condutores e transeuntes, alertando-os para questões ambientais, nomeadamente os efeitos provocados pelos gases poluentes libertados pelos veículos motorizados. Simultaneamente, distribuíram um panfleto que aborda alguns conselhos para poupar o automóvel e o ambiente, ou seja para a prática de uma eco-condução.


 

 

 

 

 

 

Projeto Rios

IMG_20171122_154731.jpg

VISITA AO CASTRO DE ROMARIZ

20171111_014.jpg

Eco-Escolas - escolas galardoadas

Condes.jpg

50º aniversário da EBJI das Fontainhas

IMG_2460.JPG

Halloween

IMG_8295.JPG

O Património: dar um futuro ao passado

IMG_20171020_084703.jpg

DELF

IMG_8254.JPG

Entrega dos diplomas | 2016-2017

IMG_7328.JPG
No images

Utilizadores em linha:

Temos 18 visitantes em linha

Estatísticas

Visualizações de conteúdos : 353028

Moodle


Registo de aulas

 Docentes

Pessoal

Encarregados de Educação

 


  Ementas

  
 
 ement veg

BIBLIOTECAS   

  


Jornal da Escola