SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO
Os Serviços de Psicologia e Orientação integram as Estruturas de Orientação e Serviços Educativos do Agrupamento e a sua ação é enquadrada pelos DL nº 190/91 de 17 de Maio, legislação que cria os SPO, e pela Lei nº 12-A/2008 de 27 de Fevereiro que define o conteúdo funcional da carreira Técnico Superior.
O Serviço de Psicologia e Orientação abrange todo o Agrupamento de Escolas João da Silva Correia que é composto por cinco escolas EB1, cinco Jardins de Infância, uma escola EB2,3 e uma Escola Secundária, num total de 2300 alunos aproximadamente, abarcando uma população discente que vai desde o pré-escolar até ao 12º ano, o que representa uma variação de idades dos 3 aos 18 anos sensivelmente.
O Agrupamento conta com dois psicólogos, um pertencente aos quadros do Ministério da Educação e Ciência e outro contratado anualmente ao abrigo do DL nº132/2012 de 27 de junho.
A intervenção dos Serviços de Psicologia e Orientação é planificada e desenvolvida de acordo com as orientações legais, os grandes princípios orientadores de toda a unidade orgânica e os objetivos definidos bienalmente para o Serviço. Obedece a um Plano de Atividades que visa a concretização destes objetivos e é apresentado e aprovado em reunião de Conselho Pedagógico no início de cada ano letivo.
O número elevado de alunos, a diversidade de idades e de problemáticas e também o estabelecido nos normativos que orientam a ação dos técnicos dos Serviços de Psicologia e Orientação conduzem à necessidade de planear estratégias de intervenção que privilegiem ações mais orientadas para a prevenção de situações do que para a remediação de problemas, priorizando e circunscrevendo todo o trabalho a questões de âmbito escolar e intervindo preferencialmente junto dos agentes educativos e institucional.